quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os caminhos do empreendedor


Caminhos do empreendedor




  • Caminho 1 (Auto-conhecimento):

    Espaço de sí estreito (Teoria X) versus. Espaço de sí amplo (Teoria Y).


  • Caminho 2 (Perfil do empreendedor):

    Comparação das características do empreendedor e da pessoa.

  • Caminho 3 (Aumento da criatividade):

    Dominar os processos internos para gerar inovação e criatividade.

  • Caminho 4 (Processo visionário):

    Desenvolver uma visão e aprender a identificar oportunidades.

  • Caminho 5 (Rede de relações):

    Estabelecer relações que possam servir de suporte ao desenvolvimento e aprimoramento da idéia do negócio e sua sustentação.

  • Caminho 6 (Avaliação das condições para iniciar um plano):

    Reunir e avaliar todas as condições para elaborar um plano.

  • Caminho 7 (Plano de negócio):

    Metas mensuráveis, flexibilidade no plano, indicadores de evolução, compromisso coletivo, revisão de metas, aprender com a experiência.

  • Caminho 8 (Capacidade de negociar e apresentar uma idéia):

    Cooperação entre pessoas, parceiros ou empresas para alcançar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando.


Características

Uma pessoa empreendedora precisa ter características diferenciadas como originalidade, ter flexibilidade e facilidade nas negociações, tolerar erros, ter iniciativa, ser otimista, ter auto-confiança e ter intuição e ser visionário para negócios futuros. Um empreendedor é um administrador, necessita ter conhecimentos administrativos, ter uma política para a empresa, ter diligência, prudência e comprometimento.

  • As coisas podem ficar melhores

    Um empreendedor deve acreditar que o modelo atual pode ser melhorado. Ele compreende que não será nada fácil traduzir esta frase em resultados e por isso, é a primeira pessoa a aceitar o desafio de mudar. É a primeira pessoa a se responsabilizar caso algo falhe em toda a trajetória do empreendimento. Empreendedores gostam de mudanças.

  • A arte de ver mais longe e evoluir com erros

    Através de mudanças, se obtém experiências e estas, traduzem-se em ciência, que por sua vez é utilizada para fins evolutivos. Logo não parece ser apenas um golpe de sorte, quando observamos elevado know how de empreendedores em ambientes de negócios.

    Quando há evolução, há melhora. Definitivamente, empreendedores são pessoas que não apreciam situações de normalidade ou mediocridade.

    Empreendedores são antes de tudo, pessoas que tem a capacidade de enxergar o invisível. A isso, intitúla-se a famosa máxima: Empreendedores possuem visão.

  • Empreendedores adoram não como resposta

    Inovações em corporações e corporações com inovações, surgem em sua maioria das vezes, em momentos de necessidade. Momentos de necessidade demandam grandes soluções, que por sua vez, demandam grandes idealizadores. Para qualquer solução necessária, exigi-se riscos e tentativas. Riscos e tentativas costumam estar presentes em ambientes dinâmicos e hostis. Em resumo, alguém precisa ter "estrutura" profissional e emocional para ir em direção contrária do fluxo praticado. Em primeira estância e, em 99% das vezes, o primeiro feedback solicitado trará péssimos incentivos. "Não, isto não vai dar certo". Empreendedores adoram não como resposta, eles seguem adiante exaurindo possibilidades e visionando o por vir.

Fonte (Wikipedia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Nenhum comentário: